sexta-feira, 23 de abril de 2010

Novena de São José Operário

Acontece, na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, em Lorena (SP), a novena de São José Operário, que encerra-se no dia 01 de maio, dia em que comemora-se a festa do pai adotivo de Jesus. A novena acontece todos os dias de segunda a sexta-feira, às 19 horas, no sábado às 19 horas e no domingo às 18 horas. Cada dia da semana tem um celebrante, que fala sobre a vida de São José.
José nasceu provavelmente em Belém, o pai se chamava Jacó (Mt 1,16) e parece que ele era o terceiro de seis irmãos.
José era um carpinteiro que morava em Nazaré. Com a idade de mais ou menos 30 anos foi convocado pelos sacerdotes do templo, com outros solteiros da tribo de David, para se casar. Quando chegaram ao templo, os sacerdotes colocaram sobre cada um dos pretendentes um ramo e comunicaram que a Virgem Maria de Nazaré teria se casado com aquele em que o ramo se desenvolvesse e começasse a germinar.
Maria, com a idade de 14 anos, foi dada em casamento a José, todavia ela continuou a morar na casa da familia em Nazaré da Galileia ainda por um ano, que era o tempo pedido pelos Ebreus, entre o período do casamento e a entrada na casa do esposo. Foi alí, naquele lugar, que recebeu o anúncio do Anjo e aceitou: "Eis-me, sou a serva do Senhor, aconteça a mim aquilo que disseste" (Lc 1,38).
Como o Anjo lhe havia dito que Isabel estava grávida (Lc 1,39), pediu a José para acompanhá-la a casa da sua prima que estava nos seus últimos três meses di gravidez. Tiveram que enfrentar uma longa viagem de 150 km porque Isabel morava a Ain Karim na Judéia. Maria ficou com ela até o nascimento de João Batista.
Maria, voltando da Judéia, colocou o seu esposo diante a uma maternidade que ela não podia explicar. Muito inquieto José combateu contra a angústia do suspeito e meditou até de deixá-la fugir secretamente (Mt 1,18) para não condená-la em público, porque era um esposo justo. Na verdade, denunciando Maria como adultera a lei previa que fosse lapidada e o filho do pecado morresse con ela (Levitino 20,10); Deuteronomio 22,22-24).
José estava para atuar esta idéia quando um Anjo apareceu em sonho a fim de dissipar os seus temores: "José, filho de David, não temer de casar com Maria, tua esposa, porque aquele que foi generado nela, vem do Espirito Santo" (Mt 1,20). Todos os turbamentos sumiram e não só, antecipou a cerimonia da festa de ingresso na sua casa con a esposa.
Com ordem de um edito de César Augusto que ordenava o censimento de toda a terra (Lc 2,1), José e Maria partiram para a cidade de origem da dinastia, Belém. A viagem foi muito cansativa, seja pelas condições desastrosas, seja pelo estado de Maria já próxima à maternidade.
Belém naqueles dias era cheia de estrangeiros e José procurou em todas as locandas, um lugar para a sua esposa mas as esperanças de encontrar uma boa acolhença foram frustradas. Maria deu a luz ao seu filho em uma gruta na periferia de Belém (Lc 2,7) e alguns pastores correram para visitá-la e ajudá-la.


domingo, 11 de abril de 2010

Catedral comemora o Domingo da Misericórdia

Hoje, segundo domingo de Páscoa, a Igreja Católica comemora, o "Domingo da Misericórdia". ´Na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, em Lorena, durante todas as missas foi lembrada a "Misericórdia do Senhor", cuja a devoção a "Jesus misericordioso" foi difundida por Irmã Faustina. Em sua homilia, o Cura da Catedral, pe. Rivelino Nogueira, lembrou a origem desta devoção.  Em suas palavras pe. Rivelino lembrou "a importância de acreditarmos e sentirmos a misericórdia de Deus em nossas vidas".
O papa João Paulo II, colocou no Missal Romano, que o Segundo Domingo de Páscoa fosse também conhecido como "Domingo da misericórdia" e que fosse concedido aos fiéis a Indulgência plenária nas habituais condições (confissão sacramental, comunhão eucarística e orações segundo a intenção do Sumo Pontífice), em qualquer igreja ou oratório, a quem participasse das práticas de piedade em honra da Misericórdia Divina, ou pelo menos recite, na presença do Santíssimo Sacramento da Eucaristia, o Pai nosso e o Credo, juntamente com uma invocação piedosa ao Senhor Jesus Misericordioso:"Ó Jesus Misericordioso, eu confio em vós". Segundo ainda, o decreto do papa João Paulo II, "Se o amor é a essência e a natureza de Deus, também nós, imagens tão semelhantes de Deus, somos chamados a nos tornar misericordiosos como o Pai é misericordioso". Por isso, a paróquia de Nossa Senhora da Piedade, celebra esta festa com muita festa e alegria por parte dos paroquianos e de todo o clero diocesano.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Semana Santa na Catedral de Nossa Senhora da Piedade em Lorena

Os paroquianos da Catedral de Nossa Senhora da Piedade de Lorena (SP), viveram intensamente a Semana Santa. O início das celebrações aconteceu no domingo, dia 28 de março, com as celebrações do domingo de ramos e com a realização do teatro A Paixão de Cristo, que aconteceu em frente à Catedral. Para a realização do teatro dois grupos de teatro ligados á Casa da Cultura e liderados pela Patrícia, que com apoio da Pastoral da Caomunicação da paróquia de Nossa Senhora da Piedade, fizeram uma bela encenação que mexeu com os que estavam presentes. Este foi o primeiro teatro que aconteceu, na páróquia de Nossa Senhora da Piedade. Na quarta-feira, após o domingo de ramos, o pároco Pe. Rivelino Nogueira aconteceu, celebrou a Santa Missa e depois o Ofício das Trevas, com a presença dos seminaristas da paróquia. Após a celebração teve início os trabalhos de preparação para a decoração da Capela de Nossa Senhora da Guia, onde ficariam expostas as exéquias para adoração. Na quinta-feira Santa, aconteceu a celebração do Lava-pés, presidida pelo Bispo diocesano Dom Benedito Beni dos Santos, que durante a cerimônia a lavou os pés dos doze apóstolos escolhidos pelo padre Rivelino Nogueira. Dom Beni falou sobre a importância do jejum e do recolhimento duranta a quinta e sexta-feira santa. Após a celebração de quinta-feira, teve início a adoração das exéquias, onde os grupos e pastorais e mais a população revesaram-se durante toda a noite até o início da celebração das 15 horas. A celebração das 15 horas, foi presidida pelo Bispo diocesano, Dom Beni e em seguida aconteceu a exposição do Senhor morto junto com as cruzes nas laterais da Catedral. Ás 20 horas aconteceu a tradicional procissão do Senhor morto com a participação de todos os lorenenses. Após a celebração da morte de Jesus Cristo, no sábado a equipe preparou a Catedral para a celebração da Aleluia. No sábado, às 20 horas aconteceu a celebração da ressurreição de Cristo e junto o batismo de uma menina de um ano e meio por seus pais e familiares presentes. No domingo, às 05 horas da manhã aconteceu a procissão do Senhor ressuscitado e em seguida a Santa missa da ressurreição do Senhor. Às 18horas, aconteceu a celebração com a coroação de Nossa Senhora pelos jovens da Catedral. Foram dias de intensa reflexão, onde os lorenenses puderam refletir sobre suas vidas e sobre a importância de ter Jesus Cristo como Rei e Senhor de suas vidas.