terça-feira, 22 de junho de 2010

Arcebispos brasileiros receberão o Palio das mãos do Papa no dia 29

O arcebispo de Olinda e Recife (PE), dom Antônio Fernando Saburido, embarcou com cerca de 100 padres diocesanos para um retiro em Jerusalém. O grupo que o acompanha vai assistir, no dia 29, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, à entrega do pálio, símbolo do pastor que o papa Bento XVI repassará a arcebispos metropolitanos nomeados há menos de um ano. Dom Fernando e o arcebispo de Belém (Pará), dom Alberto Taveira, são os únicos em atuação no Brasil que receberão a espécie de manto ou gola de lã na ocasião.
 "Achei muito bonita essa participação do clero. Será mais um momento para estarmos todos juntos", avaliou dom Fernando. Esse será o primeiro retiro do clero arquidiocesano com dom Fernando Saburido como arcebispo. No encontro estarão discutindo as questões do sacerdócio.
Enquanto estiverem em viagem, os párocos serão substituídos nas igrejas por religiosos como frades, monges e sacerdotes de outras congregações.
O pálio arquiepiscopal (insígnia do arcebispo) é sinal de comunhão com o sucessor de São Pedro. É uma faixa de lã branca com seis cruzes pretas de seda.



segunda-feira, 14 de junho de 2010

Festa do Coração de Jesus

E Lorena(SP), aconteceu o tríduo do Coração de Jesus, feito pelo Apostolado da Oração. Em cada dia, um padre diferente fez as celebrações e cada um deles refletiu sobre o Sagrado Coração de Jesus. Neste mês também se comemora o dia de São João Maria Vianey, que é o padroeiro dos sacerdotes.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Fotos da Festa de Corpus Christi em Lorena (SP)

Procissão de Corpus Christi reúne milhares de pessoas nas ruas de Lorena

Bispo Dom Beni, pede para que coloquemos Jesus Cristo como “Senhor das nossas vidas”

Aconteceu no início do mês de junho a procissão de Corpus Christi, nas ruas do centro da cidade de Lorena. Dom Benedito Beni, Bispo diocesano, percorreu as ruas do centro da cidade com Jesus Eucarístico. Participaram da procissão os seminaristas, padres diocesanos e salesianos, ministros da eucaristia, irmandades e milhares de pessoas.

O dia de Corpus Christi é um acontecimento Católico mundial. A procissão de Jesus Eucarístico, pelas vias públicas, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, para testemunhar publicamente a veneração para com a Santíssima Eucaristia.

Em alguns locais, Dom Benedito Beni deu a Benção do Santíssimo Sacramento e continuou a procissão até chegar à Catedral de Nossa Senhora da Piedade. No altar montado para a última Benção do Santíssimo Sacramento, Dom Bendito Beni falou aos milhares de fiéis. “Vamos fazer de Jesus Cristo, o Senhor das nossas vidas”, disse Dom Beni. Com estas palavras o bispo diocesano encerrou a procissão e exposição de Jesus Eucarístico.

Em preparação para este dia, uma equipe trabalhou durante meses para que a festa de Corpus Christi acontecesse. Por isto, a quarta-feira foi de muito trabalho para toda a equipe. Com a ajuda da Secretaria Municipal de Trânsito, as ruas foram marcadas e as toneladas de terras distribuídas em alguns lugares da cidade para que após a meia-noite tivesse início o trabalho dos tapetes decorados.

As equipes dividiram-se e alguns não trabalharam durante a noite, mas foram durante o dia, um exemplo foi os jovens do Crisma, que ficaram durante a manhã de quinta-feira, em frente à Catedral trabalhando para que tudo estivesse pronto até às 15 horas, quando teria início a celebração de Corpus Christi, celebrada por Dom Benedito Beni.

Os desenhos nos tapetes foram variados e criativos e feito com muita simplicidade. “Vale a pena trabalhar para enfeitar as ruas para Jesus”, disse um morador da cidade.



Bispo Diocesano fala sobre o Amor de Deus

Afirmar que Deus é amor é a mesma coisa que afirmar que Deus é uma Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Não existe uma comunhão mais perfeita e mais profunda do que esta entre as três Pessoas Divinas. Deus é o mistério supremo. Só Jesus, o Filho de Deus feito Homem, poderia revelar a vida íntima de Deus. Mas a Santíssima Trindade diz relação não só a Deus, mas também ao mundo, à sociedade, a cada um de nós.
Diz a Sagrada Escritura que Deus criou o ser humano à sua imagem e semelhança.
Nós podemos imaginar que o amor que une a três Pessoas Divinas transbordou e daí surgiu o homem. Mas Deus não nos criou só por amor, mas para o amor. E São Paulo, de modo muito profundo, indica o sentido da vida no capítulo 13 da primeira Carta aos Coríntios. Ela mostra que o ser humano que tem o coração vazio de amor é semelhante a um robô.
Se eu distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, mas não tivesse amor de nada valeria'. De fato, um martírio sem amor torna-se uma farsa, um engano. No dia 10 de maio, o Papa Bento XVI teve seu encontro com a juventude do Brasil no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. O Santo Padre pediu que cada jovem dilatasse mais seu coração para o amor. Deus, de fato, é o fundamento de tudo o que existe. Quando alguém se esquece do Senhor, fazendo de conta que Ele não existe, o coração dele fica aberto para toda espécie de vícios, de pecados.O amor a Deus e ao próximo são inseparáveis.
Um coração jovem cheio de amor pelo matrimônio e pela família é um dom de Deus para a humanidade. Na vida, percorremos diversos caminhos, mas o primeiro que percorremos é o da família. E mesmo aqueles que não se casam procuram viver em grupos ou comunidades semelhantes à família.
A vida não pode ser esvaziada, desperdiçada em vícios, drogas, pecados. Uma vida tem de ser produtiva. João Paulo II, cuja memória guardamos com saudade, afirmou que a juventude é um dom de Deus. Portanto é uma fase que precisa ser assumida com responsabilidade.
Contemplando hoje o mistério da Trindade, vamos assumir o compromisso de fazer do amor o sentido da nossa vida.
No entardecer da vida, como dizia São João da Cruz, "nós seremos julgados pelo amor".

Fonte: cancaonova.com