quinta-feira, 22 de julho de 2010

Pe.Rivelino Nogueira volta de Roma

O querido Cura da Nossa Catedral de Nossa Senhora da Piedade, em Lorena (SP), está de volta à nossa cidade depois de um longo período em Roma (Itália). Durante sua estadia em Roma pe. Rivelino participou de um encontro que reuniu padres de quase todos os países. Durante sua viagem à Roma, pe. Rivelino foi recebido pelo papa Bento XVI, que enviou a todos os paroquianos de Lorena uma benção especial.

Papa fala aos fiés em Castelgandolfo

Aquilo de que o homem mais precisa é de Deus, da luz interior de Amor e Verdade que Ele nos dá, a “parte melhor”, o verdadeiro bem para nós. Comentando, neste domingo ao meio-dia, em Castelgandolfo, o Evangelho do dia – o episódio de Marta e Maria, Bento XVI observou que esta página evangélica bem se adapta a este período que é de férias para tanta gente no hemisfério norte. Reduzindo ou interrompendo as actividades habituais, podemos dar o primeiro lugar àquilo que é efectivamente o mais importante na vida: a escuta da Palavra do Senhor.

Evocando o conhecido episódio em que Marta acolhe Jesus em sua casa, deixando-se absorver completamente pelas actividades domésticas de serviço a um Hóspede tão excepcional, o Papa sublinhou o ensinamento que sobressai desta passagem do Evangelho de São Lucas:

“A palavra de Cristo é claríssima: nenhum desprezo pela vida activa, nem muito menos pela generosa hospitalidade; mas sim uma chamada de atenção para o facto de que a única coisa necessária é outra: escutar a Palavra do Senhor; e o Senhor naquele momento está ali, presente na Pessoa de Jesus! Tudo o resto passará e será tirado, mas a Palavra de Deus é eterna e dá sentido ao nosso agir quotidiano”.


Há, pois, um ensinamento geral a extrair:

“Esta página do Evangelho recorda que a pessoa humana deve, sim, trabalhar, empenhar-se nas ocupações domésticas e profissionais, mas acima de tudo tem necessidade de Deus, que é a luz interior de Amor e Verdade. Sem amor, até mesmo as actividades mais importantes perdem valor e não dão alegria. Sem um significado profundo, todo o nosso agir se reduz a activismo estéril e desordenado. E quem nos dá o Amor e a Verdade, se não Jesus Cristo? Aprendemos, pois, irmãos a ajudarmo-nos uns aos outros, a colaborar, mas antes ainda a escolhermos juntos a parte melhor, que é e será sempre o nosso maior bem”. (FONTE RÀDIO VATICANO)

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Festa de Nossa Senhora da Piedade de Lorena (SP)

Acontecerá apartir do dia 06 de agosto, a novena em homenagem à padroeira de Lorena (SP), Nossa Senhora da Piedade. Tradicionalmente a Festa da Padroeira acontece em agosto e encerra-se no dia 15 de agosto (feriado na cidade). Para a festa uma programação católica foi preparada com shows de cantores católicos, barracas de doces, de salgados, lanches e a tradicional barraca do queijo.
Os preparativos para a Festa são intensos e iniciam-se após terminar a festa do ano anterior. Para ajudar na arrecadação de dinheiro, são feitos carnês que a população compra para ajudar na Festa. Tradicionalmente, acontece na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, a celebração da Santa Missa às 19 horas com sacerdotes, bispos e corais convidados para estarem nas missas, que inicia-se no dia 06 e termina no dia 15 de agosto.