sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Informativo Paroquial Out/Nov 2010




quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Agenda Vocacional do ano 2011

FEVEREIRO:


19.02 (Sab) - Reunião SUB Regional

20.02(dom) – Reunião Equipe Diocesana

15h – Lorena P.N.S. Graças


Durante este mês articulação

no setor Vale Histórico MARÇO:


20.03-Encontro vocacional-Vale-histórico

(Queluz)

25 a 27 – Assembléia Vocacional regional



Durante este mês articulação

no setor Vale Histórico

ABRIL:

16.04(Sab) – Reunião SUB Regional



Articulação – Setor Cunha e Campos novos



MAIO:

15.05(dom)-Encontro vocacional – Cunha

22.05(dom) – Reunião- Equipe Diocesana

15h – Imaculada Conceição - Cruzeiro

28.05-Formação SAV- São José dos Campos

JUNHO:

19.06 (dom) – Encontro vocacional – Cruzeiro

Articulação Setor Cruzeiro JULHO:

FÉRIAS

AGOSTO:

20.08(Sab)-Reunião – SUB Regional

21.08(dom) Encontro Vocacional Setor Lorena-Paróquia N.S de Fátima

Mês Vocacional SETEMBRO:

11.09(dom)-Formação Agentes do SAV diocesano - Paróquia N.S. Aparecida

Lorena

26.09(dom) - Encontro Propedêutico I



OUTUBRO:

15.10(Sab)- Reunião – SUB Regional

23.10(dom) – Encontro - Propedêutico II NOVEMBRO:

20(dom) - Confraternização

12h – Paróquia N.S. de Fátima – Cruzeiro

26.11 Concentração Vocacional Caraguá

27.11(dom) – Encontro Propedêutico III

Informações na Secretaria: (12)-3153-1987

Evangelho Desta quarta-feira 10 de novembro de 2010



Evangelho segundo S. Lucas 17,11-19.

Quando caminhava para Jerusalém, Jesus passou através da Samaria e da Galileia.

Ao entrar numa aldeia, dez homens leprosos vieram ao seu encontro; mantendo-se à distância,

gritaram, dizendo: «Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós!»

Ao vê-los, disse-lhes: «Ide e mostrai-vos aos sacerdotes.» Ora, enquanto iam a caminho, ficaram purificados.

Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em voz alta;

caiu aos pés de Jesus com a face em terra e agradeceu-lhe. Era um samaritano.

Tomando a palavra, Jesus disse: «Não foram dez os que ficaram purificados? Onde estão os outros nove?

Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?»

E disse-lhe: «Levanta-te e vai. A tua fé te salvou.»







Dom João Hipólito de Moraes “de Lorena”




Em 07 de novembro de 2004, a Diocese de Lorena ficava de luto pela morte de seu querido Bispo emérito Dom João Hipólito de Moraes, de 80 anos. Dom João foi bispo de nossa diocese por 23 anos e foi substituído por Dom Eduardo Benes. Dom João morreu vítima de uma hemorragia e foi internado na Santa Casa de Misericórdia de Lorena (SP) sendo depois transferido para o Hospital Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP).

“Tenho muitas saudades de Dom João”, afirmou a senhora Antonia Meire, de 65 anos, que todos os dias vai fazer adoração no Santíssimo. “Conheci o padre João, quando ele era muito novo e era um padre muito bonito e as moças sempre ficavam atrás dele. Mas ele continuou firme no seu ministério e sempre sob os cuidados de sua mãe”, continuou.

Dom João era querido por todos, os grupos de oração sempre o procuravam para conversar. “Participava de um grupo de oração e me lembro das missas que Dom João celebrava e lembro-me dele ressaltando o valor de Nossa Senhora e a importância Dela em nossas vidas. Ele sempre dizia segura na mão da mãe”, afirmou Rosa Maria, de 40 anos.

Apesar de ser conhecido em toda a cidade pouco se conhece sobre a história deste querido e amado bispo. Histórias do livro “Relatos históricos de Lorena”, do professor José Geraldo Evangelista, em um de seus capítulos nos fala sobre o menino João, que estudava no Curso Primário do São Joaquim e era aluno da Escola Agrícola de Lorena. “pegávamos na enxada e trabalhávamos firmemente, o suor escorrendo pela face, vez ou outra cantando um hino religioso’, declarou Dom João ao professor José Geraldo Evangelista. Após o árduo trabalho na terra o menino João estudava no São Joaquim.

A vocação de Dom João nasceu com ele, pois, desde criança ele sabia que queria ser sacerdote, mas, tinha o desejo de fazer o seminário secular e não dos salesianos. Ordenado em 1951, Dom João foi o sexto bispo de Lorena, ficando no cargo de 25 de setembro de 1977 a março de 2001, sendo substituído por Dom Eduardo.

Durante sua vida Dom João mostrou seu imenso carinho pelos pobres e dava assistência religiosa aos lorenenses e a todos os seus diocesanos. A Canção Nova, que está em Cachoeira Paulista (SP), recebeu total apoio de Dom João, principalmente no início de sua fundação e, por isto, Dom João que era o “pai” dos católicos lorenenses tornou-se também “pai” da comunidade que se iniciava. E como afirmou o professor José Geraldo Evangelista, ele merece ser chamado de Dom João de Lorena.
Adriana Borges



Tempo do Advento: Convido todos a viver uma “Nova Vida em Cristo”


 
Muito se fala em Natal, na alegria de dar e receber presentes, de ver a família reunida, de desejar que todos estejam reunidos no próximo ano e de que tudo se realize no novo que se iniciará em primeiro de janeiro. Mas pouco se fala na alegria do nascimento de Jesus, na benção da Sagrada Família e em como nos preparar para viver a alegria verdadeira deste “Tempo Santo” que é o Natal.

Em cada ano a Igreja dá início a este “Tempo Santo” conhecido como o Tempo do Advento(vinda) em uma data, que é sempre nos últimos dias de novembro ou início de dezembro, e, desconhecem o verdadeiro sentido de viver plenamente este tempo. Este tempo natalino é dividido em alguns momentos: O primeiro é o que se inicia no primeiro domingo do Advento até o dia 16 de dezembro. Neste tempo, a liturgia nos fala da segunda vinda do Senhor no fim dos tempos, a chamada escatologia cristã, aí presentes os temas do julgamento final, da vigilância, da missão de João Batista etc. Já o segundo momento vai do dia 17 ao dia 24 de dezembro. É como que a "semana santa" do Natal. Nesse período, conhecido também como advento natalício, a liturgia nos fala da primeira vinda do Senhor, no Natal, tendo aí presente sempre a Virgem Maria.

O tempo do advento tem quatro domingos que simbolizam os quatro grandes períodos em que Deus preparou a humanidade, para a grande obra da redenção em Cristo. Esses quatro períodos são: O tempo que vai de Adão a Noé; O tempo de Noé a Abraão; O tempo de Abraão a Moisés; O tempo que vai de Moisés a Cristo.

Três personagens bíblicos marcam o tempo do Advento, como se vê pelos textos bíblicos da liturgia. São eles: o profeta Isaías, São João Batista e a Virgem Mãe de Deus. Não é o Advento tempo penitencial, no sentido próprio e litúrgico, mas tempo de vigilância, de expectativa, de moderação, de sobriedade e de esperança. Por isso, a cor roxa não é muito apropriada para o Advento, podendo ser substituída pelo azul claro ou violeta, por exemplo, mas entendendo que a cor oficial é o roxo.

Segundos informações históricas, a primeira referência ao "Tempo do Advento" é encontrada na Espanha, quando no ano 380, o Sínodo de Saragossa prescreveu uma preparação de três semanas para a Epifania, data em que, antigamente, também se celebrava o Natal. Na França, Perpétuo, bispo de Tours, instituiu seis semanas de preparação para o Natal e, em Roma, o Sacramentário Gelasiano cita o Advento no fim do século V. Há relatos de que o Advento começou a ser vivido entre os séculos IV e VII em vários lugares do mundo, como preparação para a festa do Natal.

Pe. Rivelino Nogueira