sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI PARA O DIA MUNDIAL DA PAZ

1 DE JANEIRO DE 2010
SE QUISERES CULTIVAR A PAZ, PRESERVA A CRIAÇÃO

O papa Bento XVI divulgou a Mensagem para a celebração do Dia Mundial da Paz. Com o tema “Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação”, o pontífice enfatiza no texto a importância de respeitar a natureza, já que trata-se do “princípio e o fundamento de todas as obras de Deus”.

Bento XVI alerta para a crescente degradação ambiental que faz com que “vários países e regiões da terra, experimentem dificuldades cada vez maiores, porque muitos se descuidam ou se recusam a exercer sobre o ambiente um governo responsável”. Outro ponto frisado no texto é a questão da economia, que, segundo o pontífice “tem consequências de caráter moral”.

Sobre as mudanças climáticas, o papa chama a atenção para o uso de estratégias de desenvolvimento centradas em políticas idôneas para “a gestão de florestas, o tratamento do lixo, avalorização das sinergias existentes no contraste às alterações climáticas e na luta contra a pobreza”. Ainda segundo o pontífice “a mesma atenção se deve prestar à questão, hoje mundial, da água e ao sistema hidrogeológico global, cujo ciclo se reveste de primária importância para a vida na terra [...]”.

Acesse a mensagem de Sua Santidade Bento XVI para a Celebraçaõ do Dia Mundial da Paz no link abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário