segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Uma História de Amor entre o céu e a terra



Tradicionalmente comemora-se em setembro, o mês da bíblia. Mas será que todos conhecem o valor da bíblia? Em poucas linhas vou escrever sobre a importância da bíblia para os católicos.

A tradução latina da bíblia foi feita por São Jerônimo, que nasceu em 30 de setembro, e que era um apaixonado pela Sagrada escritura. Por isto, a Igreja Católica, faz neste mês que se inicia, uma conscientização sobre a importância da bíblia. As histórias bíblicas do Antigo e do Novo Testamento foram inspiradas pelo Espírito Santo aos profetas, evangelistas e apóstolos. Quando não havia a escrita as histórias do povo judeu, que teve início com Abraão, eram contadas oralmente de pai para filho. E depois, com o surgimento da escrita, todas as histórias passaram a ser escritas em pedras como os Dez Mandamentos ditados por Deus a Moisés. E muitos anos depois para os pergaminhos e depois com o surgimento da escrita impressa na China e aprimorada pelo gráfico alemão Johannes Guttemberg, a bíblia foi um dos primeiros documentos impressos pela prensa móvel.

Para nós os latinos, a primeira tradução latina da bíblia foi feita por São Jerônimo, que ficou conhecida como Vulgata e baseou-se nos documentos hebraicos e gregos, por volta de 400 D.C.

É pela Sagrada Escritura que nós católicos conhecemos e entendemos o Amor e os desígnos de Deus para todos os seres humanos. Deus fala para nós como amigo, se entretém conosco e nos convida a fazermos uma comunhão com Ele. Pela bíblia conhecemos a história do “povo eleito por Deus”. Como está escrito na introdução da Bíblia da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), ela não caiu do céu, mas cresceu na terra e foi fecundada.

O Antigo Testamento anuncia o Novo Testamento, e, este, cumpre o que foi escrito no antigo. Esse relacionamento do Antigo e do Novo mostra a ligação entre o Alfa e o Ômega, ou seja, o princípio e o fim. A Sagrada Escritura ensina uma verdade para a salvação dos homens, mostra o caminho da retidão e de dom total, e, é a fonte de vida e a alma da Igreja. Desconhecer a escritura é desconhecer Jesus Cristo, é renunciá-lo ao invés de anunciá-lo. Segundo o Papa Bento XVI é indispensável o conhecimento profundo e vivencial da palavra de Deus. É necessário educar o povo na leitura e na meditação da palavra para que ela se converta em alimento e para que todos saibam que as palavras de Jesus são espírito e vida como está escrito em João 6, 63.

A bíblia é o livro da vida da comunidade de Israel, da comunidade que surgiu apartir de Jesus e da nossa comunidade hoje. Ela é a história de amor de Deus para com o povo que Ele escolheu para testemunhar seu amor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário