quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Dom João Hipólito de Moraes “de Lorena”




Em 07 de novembro de 2004, a Diocese de Lorena ficava de luto pela morte de seu querido Bispo emérito Dom João Hipólito de Moraes, de 80 anos. Dom João foi bispo de nossa diocese por 23 anos e foi substituído por Dom Eduardo Benes. Dom João morreu vítima de uma hemorragia e foi internado na Santa Casa de Misericórdia de Lorena (SP) sendo depois transferido para o Hospital Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP).

“Tenho muitas saudades de Dom João”, afirmou a senhora Antonia Meire, de 65 anos, que todos os dias vai fazer adoração no Santíssimo. “Conheci o padre João, quando ele era muito novo e era um padre muito bonito e as moças sempre ficavam atrás dele. Mas ele continuou firme no seu ministério e sempre sob os cuidados de sua mãe”, continuou.

Dom João era querido por todos, os grupos de oração sempre o procuravam para conversar. “Participava de um grupo de oração e me lembro das missas que Dom João celebrava e lembro-me dele ressaltando o valor de Nossa Senhora e a importância Dela em nossas vidas. Ele sempre dizia segura na mão da mãe”, afirmou Rosa Maria, de 40 anos.

Apesar de ser conhecido em toda a cidade pouco se conhece sobre a história deste querido e amado bispo. Histórias do livro “Relatos históricos de Lorena”, do professor José Geraldo Evangelista, em um de seus capítulos nos fala sobre o menino João, que estudava no Curso Primário do São Joaquim e era aluno da Escola Agrícola de Lorena. “pegávamos na enxada e trabalhávamos firmemente, o suor escorrendo pela face, vez ou outra cantando um hino religioso’, declarou Dom João ao professor José Geraldo Evangelista. Após o árduo trabalho na terra o menino João estudava no São Joaquim.

A vocação de Dom João nasceu com ele, pois, desde criança ele sabia que queria ser sacerdote, mas, tinha o desejo de fazer o seminário secular e não dos salesianos. Ordenado em 1951, Dom João foi o sexto bispo de Lorena, ficando no cargo de 25 de setembro de 1977 a março de 2001, sendo substituído por Dom Eduardo.

Durante sua vida Dom João mostrou seu imenso carinho pelos pobres e dava assistência religiosa aos lorenenses e a todos os seus diocesanos. A Canção Nova, que está em Cachoeira Paulista (SP), recebeu total apoio de Dom João, principalmente no início de sua fundação e, por isto, Dom João que era o “pai” dos católicos lorenenses tornou-se também “pai” da comunidade que se iniciava. E como afirmou o professor José Geraldo Evangelista, ele merece ser chamado de Dom João de Lorena.
Adriana Borges



Nenhum comentário:

Postar um comentário