quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Tempo do Advento: Convido todos a viver uma “Nova Vida em Cristo”


 
Muito se fala em Natal, na alegria de dar e receber presentes, de ver a família reunida, de desejar que todos estejam reunidos no próximo ano e de que tudo se realize no novo que se iniciará em primeiro de janeiro. Mas pouco se fala na alegria do nascimento de Jesus, na benção da Sagrada Família e em como nos preparar para viver a alegria verdadeira deste “Tempo Santo” que é o Natal.

Em cada ano a Igreja dá início a este “Tempo Santo” conhecido como o Tempo do Advento(vinda) em uma data, que é sempre nos últimos dias de novembro ou início de dezembro, e, desconhecem o verdadeiro sentido de viver plenamente este tempo. Este tempo natalino é dividido em alguns momentos: O primeiro é o que se inicia no primeiro domingo do Advento até o dia 16 de dezembro. Neste tempo, a liturgia nos fala da segunda vinda do Senhor no fim dos tempos, a chamada escatologia cristã, aí presentes os temas do julgamento final, da vigilância, da missão de João Batista etc. Já o segundo momento vai do dia 17 ao dia 24 de dezembro. É como que a "semana santa" do Natal. Nesse período, conhecido também como advento natalício, a liturgia nos fala da primeira vinda do Senhor, no Natal, tendo aí presente sempre a Virgem Maria.

O tempo do advento tem quatro domingos que simbolizam os quatro grandes períodos em que Deus preparou a humanidade, para a grande obra da redenção em Cristo. Esses quatro períodos são: O tempo que vai de Adão a Noé; O tempo de Noé a Abraão; O tempo de Abraão a Moisés; O tempo que vai de Moisés a Cristo.

Três personagens bíblicos marcam o tempo do Advento, como se vê pelos textos bíblicos da liturgia. São eles: o profeta Isaías, São João Batista e a Virgem Mãe de Deus. Não é o Advento tempo penitencial, no sentido próprio e litúrgico, mas tempo de vigilância, de expectativa, de moderação, de sobriedade e de esperança. Por isso, a cor roxa não é muito apropriada para o Advento, podendo ser substituída pelo azul claro ou violeta, por exemplo, mas entendendo que a cor oficial é o roxo.

Segundos informações históricas, a primeira referência ao "Tempo do Advento" é encontrada na Espanha, quando no ano 380, o Sínodo de Saragossa prescreveu uma preparação de três semanas para a Epifania, data em que, antigamente, também se celebrava o Natal. Na França, Perpétuo, bispo de Tours, instituiu seis semanas de preparação para o Natal e, em Roma, o Sacramentário Gelasiano cita o Advento no fim do século V. Há relatos de que o Advento começou a ser vivido entre os séculos IV e VII em vários lugares do mundo, como preparação para a festa do Natal.

Pe. Rivelino Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário