quarta-feira, 1 de junho de 2011

Veni, Creator Spíritus! Vem, Espírito Criador!

No mês de junho, a Igreja celebra o Sagrado Coração de Jesus, Corpus Christi, e, também a novena do Espírito Santo que terá início nesta sexta-feira, às 19horas, na Catedral de Nossa Senhora da Piedade. O título é a letra do hino que a Igreja Católica canta em homenagem e honra a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade: o Espírito Santo.

Recebemos o Espírito Santo por amor do nosso criador, que enviou seu Filho para morrer por nós na cruz. O Deus Espírito vem para nos transformar, pois, no momento em que somos batizados recebemos o Espírito Santo e começamos a participar da vida de Cristo, e, então percebemos o quanto Deus cuida de nós. O Espírito Santo é o primeiro no despertar da nossa fé e na vida nova que consiste em conhecer o Pai e Aquele que Ele enviou Jesus Cristo. Mas Ele é o último na revelação das Pessoas da Santíssima Trindade. São Gregário de Nazianzo, «o Teólogo», explica esta progressão pela pedagogia da «condescendência» divina: “O Antigo Testamento proclamava manifestamente o Pai e mais obscuramente o Filho. O Novo manifestou o Filho e fez entrever a divindade do Espírito. Agora, porém, o próprio Espírito vive conosco e manifesta-se a nós mais abertamente. Com efeito, quando ainda não se confessava a divindade do Pai, não era prudente proclamar abertamente o Filho: e quando a divindade do Filho ainda não era admitida, não era prudente acrescentar o Espírito Santo como um fardo suplementar, para empregar uma expressão um tanto ousada [...] É por avanços e progressões de glória em glória que a luz da Trindade brilhará em mais esplendorosas claridades”.

Crer no Espírito é, portanto, professar que o Espírito Santo é uma das Pessoas da Santíssima Trindade, consubstancial ao Pai e ao Filho, «adorado e glorificado com o Pai e o Filho». O Espírito Santo age juntamente com o Pai e o Filho, desde o princípio até a consumação do desígnio da nossa salvação. Mas é com a Encarnação redentora do Filho, que Ele é revelado e reconhecido e acolhida como Pessoa. Então, esse desígnio divino, consumado em Cristo, «Primogênito» e Cabeça da nova criação, poderão tomar corpo na humanidade pelo Espírito derramado: a Igreja, a comunhão dos santos, a remissão dos pecados, a ressurreição da carne, a vida eterna.

As pessoas precisam conhecer e se abandonar em Deus para entenderem que esses trágicos acontecimentos em nossa cidade e em nosso país precisam de nossas orações e que o Espírito Santo tome conta de nossas vidas, casas, cidade e país. No momento em que pedirmos acontecerão as teofanias (manifestações de Deus) que irá iluminar os nossos caminhos como iluminou o caminho da promessa, dos patriarcas a Moisés e de Josué. Nas teofanias, o Verbo de Deus “Se deixava ver e ouvir”, ao mesmo tempo revelado e «velado», no Espírito Santo.

A violência brutal cometida contra uma criança indefesa nos mostra o quanto a mente humana está perturbada, o quanto o ser humano pode ser brutal e violento. Precisamos olhar para nós e encontrar onde estamos falhando como pessoa e como católicos. Deus não quer morte violenta, Ele não quer pai ou mãe matando filhos e vice-versa; Ele não quer abuso de menores, Ele não quer miséria, Ele não quer desemprego, Ele não quer exclusão. Nós pertencemos ao “projeto” de Deus, está escrito: Deus fez o homem à sua imagem e semelhança e da costela do homem fez a mulher, por tanto, o ser humano é a imagem de Deus e com todas essas violências e crimes, penso que o amor com que Deus criou e nos projetou está sendo esquecido pelos homens e mulheres que vivem a triste realidade da violência, das drogas e dos crimes.

Que o Espírito Santo entre em nossa cidade e no coração de todos os cidadãos lorenenses. Convido a todos os lorenenses a participarem da novena do Espírito Santo para entenderem que a Igreja- comunhão viva na fé dos Apóstolos que ela transmite-é o lugar do conhecimento do Espírito Santo, que está nas Escrituras, que Ele inspirou, na Tradição, de que os Padres da Igreja são testemunhas sempre atuais, no Magistério da Igreja, que Ele assiste, na liturgia sacramental, através das suas palavras e dos seus símbolos, em que o Espírito Santo nos põe em comunhão com Cristo, na oração, em que Ele intercede por nós, nos carismas e ministérios, pelos quais a Igreja é edificada,

nos sinais de vida apostólica e missionária,

no testemunho dos santos, nos quais Ele manifesta a sua santidade e continua a obra da salvação.

Encerro este artigo pedindo que o Senhor que é o nosso Deus venha inspirar os filhos desta cidade de Lorena para que em seus corações derrame a Tua paz para que nasça um povo renovado. Só Tu podes criar a vida interior e infundir em todos os cidadãos lorenenses para que possam agir à luz do Teu saber, à força do querer, à força do teu amor...

Pe. Rivelino Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário