quarta-feira, 15 de junho de 2011

A DEVOÇÃO À MARIA



Durante toda minha vida tive uma devoção muito grande a Nossa Senhora!Creio que é Ela que nos livra de grandes enrascadas. Queria chamar sua atenção para que confie fielmente na Mãe de Deus e nossa. Estou vivo, graças a Deus e Nossa Senhora tenho certeza! Em maio de 2007 sofri um acidente de moto na rodovia presidente Dutra, quase morri... fiquei 03 meses em coma, mas Deus achou que não era minha hora... tenho certeza que Nossa Senhora teve fundamental importância para me livrar da morte! Fazia um programa denominado “Com a Mãe Aparecida” na rádio Aparecida; tenho certeza absoluta que Nossa Senhora Aparecida guardou minha vida, e guarda até hoje! Tenho certeza que você pai ou mãe que tem dificuldades com seu(ua) filho(a), não deve perder a esperança, a fé! Entregue a Ele todos seus propósitos e medos e deixa Nossa Senhora cuidar de você, de sua família! Não tema crê somente! Foi o que Jesus disse quando estava aqui em nosso meio... e eu repito: “Crê somente!” É o que cabe a nós, crer na intercessão de Nossa Senhora e deixar nossa vida em Suas mãos... Se ela soube cuidar de Jesus durante sua vida, quanto mais a nós, pecadores! Que a Mãe do Céu nos cubra com seu manto hoje e sempre... Amém!



André Jofre



segunda-feira, 13 de junho de 2011

Festa do Divino tem participação da Banda de Cruzeiro (SP)

Muita animação no encerramento das festividades da novena do Divino Espírito Santo, na Catedral de Nossa Senhora da Piedade em Lorena (SP). Foram servidos muitos caldos, pastéis, rifas de bolos, pescaria e como atração a Banda de Cruzeiro, no interior de São Paulo foi uma festa tipicamente de quermesse. O nosso obrigado a todos aqueles que tornaram esta festa possível e o nosso muito obrigado à Deus por todas as bençãos que foram derramadas e por todas as graças alcançadas durante a novena.

Procissão encerra novena











A procissão às 17 horas encerrou, a Festa do Divino Espírito Santo com uma missa solene presidida pelo pároco e Cura da Catedral de Nossa Senhora da Piedade, pe. Rivelino Nogueira. Durante a missa em vários momentos aconteceram aprofudamentos que levarem muitas pessoas a se emocionarem. Um momento aconteceu após a homilia, quando o padre fez uma profunda oração ao Espírito Santo e quando todos cantavam uma pomba branca foi solta percorrendo toda a catedral e voou sobre os participantes da Santa Missa. Este foi um momento de emoção muito grande que mexeu com todos os participantes.

Encerramento da Festa do Divino Espírito Santo






quarta-feira, 8 de junho de 2011

Festa do Divino Espírito Santo: "Vinde Espírito Santo e enchei os corações dos vossos fiéis"

Nesta semana acontece na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, a Festa do Divino Espírito Santo. Como em todos os anos, os festeiros escolhidos pelo padre Rivelino Nogueira trabalharam nos preparativos para a festa durante todo o ano de 2010. Neste ano a novidade são as barraquinhas que vendem quentão, vinho quente, cachorro-quente, pastéis, canjica e terá até música ao vivo com o cantor sertanejo Zé do Campo ( da Canção Nova).

Estiveram presentes celebrando as missas, Dom Joaquim (bispo auxiliar de São Paulo) que falou sobre o “amor caracteriza o dom: Que é doar? Dom Matias (do Mosteiro de São Paulo) que falou sobre o “Espírito Santo: Dom de Deus”, Padre Lázaro Antonio Rodrigues ( da Catedral de Nossa Senhora da Piedade) que falou sobre “ os sete dons do Espírito Santo: Dinamismo de Deus em nós”, Monsenhor Luis Carlos Barbosa: “que vem a ser os dons?”Padre Carlos Arthur: “Deus em nós”. Ainda estará presentes padre Dorival Aparecido de Moraes: “a graça opera por meio de virtudes”, Dom Benedito Beni dos Santos (Bispo da Diocese de Lorena): “os dons são dados em ajuda as virtudes”.

No sábado o celebrante será Monsenhor José Benedito Barbosa: “para dizer-se perfeita uma virtude deve receber a correção do Dom corretivo, e no domingo a missa da festa será celebrada por Dom Fernando Legal : “O Espírito Santo Dom de Deus”.

O encerramento da novena será com a procissão às 17 horas e em seguida com a missa celebrada às 18horas pelo Pe. Rivelino Nogueira, Cura da Catedral de Nossa Senhora da Piedade.

A origem remonta às celebrações religiosas realizadas em Portugal a partir do século XIV, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com banquetes coletivos designados de “Bodo” aos Pobres com distribuição de comida e esmolas. Essas celebrações aconteciam cinquenta dias após a Páscoa, comemorando o dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu do céu sobre os apóstolos de Cristo sob a forma de línguas como de fogo, segundo conta o Novo Testamento.

Desde seus primórdios, os festejos do Divino, realizados na época das primeiras colheitas no calendário agrícola do hemisfério norte, são marcados pela esperança na chegada de uma nova era para o mundo dos homens, com igualdade, prosperidade e abundância para todos.

Em Lorena a tradicional Festa do Espírito Santo acontece com o soretio das 7 (sete) bandeiras pequenas do Espírito Santo e com o sorteio da bandeira grande. As pessoas contempladas levam às bandeiras para a casa para rezarem e fazerem as homenagens ao Espírito Santo e trazem no dia sguinte. No carro em que ficam as bandeiras tem uma coroa.

Esta coroa tem uma história interessante desconhecida por muitos. Em Portugal a população pobre sempre estava presente nas cerimônias e então, o mais pobre foi convidado a ocupar o lugar do rei, no trono da capela-mor. O pobre ajoelhou-se e o bispo colocou-lhe sobre a cabeça a coroa real, enquanto o povo cantava o hino: "Vinde Espírito Criador". Nos anos seguintes, com autorização do rei, mandou-se fazer coroas iguais à coroa do rei e em toda Portugal e colônias e no dia de Pentecostes as cerimônias eram iguais em todos os lugares, inclusive o Brasil e principalmente Lorena que foi colonizada por um bandeirante português muito devoto de Nossa Senhora da Piedade.



Adriana Borges (PASCOM- Catedral Nossa Senhora da Piedade)



terça-feira, 7 de junho de 2011

Padre Lázaro fala sobre os dons do Espirito Santo




Na segunda-feira, Padre Lázaro, da Catedral de Nossa Senhora da Piedade falou sobre os dons do Espírito Santo, pediu a ação do Espírito Santo sobre todos os presentes na Catedral e sobre a família destes.

Barracas animam Festa do Divino Espírito Santo

Muita animação e alegria nas barracas da Festa do Divino Espírito Santo, na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, em Lorena. Os festeiros misturam alegria e descontração nas barracas e no atendimento à Comunidade.
A comissão de festeiros tem como presidente Júlio César Mira e Selma Mira,que junto com os festeiros e o padre Rivelino Nogueira, Cura da Catedral de Nossa Senhora da Piedade decidiram inovar e colocar as barracas com vendas de alimentos (cachorro-quente, pastéis, canjica e bolos doces) e bebidas(vinho quente e quentão) tradicionais da nossa região principalmente no frio.





A Festa do Divino Espírito Santo é muito tradicional em nossa cidade e milhares de pessoas de várias partes da cidade participam durante os nove dias e escrevem seus nomes nos papéis para serem sorteados e levarem para a casa as pequenas bandeiras do Espírito Santo (ao todo sete) ou serem contempladas para levarem para a casa a bandeira maior acontecendo uma pequena recepção na casa de quem foi sorteado e trazendo-a no dia seguinte.  

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Festa do Divino Espírito Santo

Está acontecendo na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, a novena do Espírito Santo com a presença de Bispos e padres. Na parte profana a Festa tem este ano barracas que estão vendendo vinho quente, quentão, cachorro quente, pastel , bolos, doces e sorteios dos bolos.
A novena teve início na sexta-feira dia 03 de junho às 19 horas com a presença do bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo, que falou sobre o Espírito Santo. No sábado Padre Alex Barbosa dos Arautos do Evangelho falou sobre o Amor Ágape, ou seja o Amor de Deus e lembrou-nos da importância de vivermos e sentirmos esse amor. Neste dia o Coral dos Arautos do Evangelho abrilhantou a noite mostrando que para Deus temos que dar o nosso melhor. Um canto perfeito que encantou e emocionou a Comunidade presente.  Em um gesto de humildade o Coral dos Arautos fez uma homenagem à comunidade presente nas barracas cantando. O carinho foi retribuído pela comunidade que há muito tempo encantou-se pelos Arautos do Evangelho, eles tornaram-se exemplos a serem seguidos, pois são missionários com um amor infinito por Nossa Senhora.
Nesta segunda-feira, padre Lázaro que também é da Catedral de Nossa da Piedade fez uma linda homilia falando sobre os dons do Espírito Santo, ele fez a comunidade cantar e vivenciar um pouco dos dons.
É a Comunidade da Catedral de Nossa Senhora da Piedade recebendo às Bençãos do Espírito Santo.

Veni, Creator Espírito! Vinde Espírito Criador

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Verdade, anúncio e autencidade de vida, na era digital

Veni, Creator Spíritus! Vem, Espírito Criador!

No mês de junho, a Igreja celebra o Sagrado Coração de Jesus, Corpus Christi, e, também a novena do Espírito Santo que terá início nesta sexta-feira, às 19horas, na Catedral de Nossa Senhora da Piedade. O título é a letra do hino que a Igreja Católica canta em homenagem e honra a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade: o Espírito Santo.

Recebemos o Espírito Santo por amor do nosso criador, que enviou seu Filho para morrer por nós na cruz. O Deus Espírito vem para nos transformar, pois, no momento em que somos batizados recebemos o Espírito Santo e começamos a participar da vida de Cristo, e, então percebemos o quanto Deus cuida de nós. O Espírito Santo é o primeiro no despertar da nossa fé e na vida nova que consiste em conhecer o Pai e Aquele que Ele enviou Jesus Cristo. Mas Ele é o último na revelação das Pessoas da Santíssima Trindade. São Gregário de Nazianzo, «o Teólogo», explica esta progressão pela pedagogia da «condescendência» divina: “O Antigo Testamento proclamava manifestamente o Pai e mais obscuramente o Filho. O Novo manifestou o Filho e fez entrever a divindade do Espírito. Agora, porém, o próprio Espírito vive conosco e manifesta-se a nós mais abertamente. Com efeito, quando ainda não se confessava a divindade do Pai, não era prudente proclamar abertamente o Filho: e quando a divindade do Filho ainda não era admitida, não era prudente acrescentar o Espírito Santo como um fardo suplementar, para empregar uma expressão um tanto ousada [...] É por avanços e progressões de glória em glória que a luz da Trindade brilhará em mais esplendorosas claridades”.

Crer no Espírito é, portanto, professar que o Espírito Santo é uma das Pessoas da Santíssima Trindade, consubstancial ao Pai e ao Filho, «adorado e glorificado com o Pai e o Filho». O Espírito Santo age juntamente com o Pai e o Filho, desde o princípio até a consumação do desígnio da nossa salvação. Mas é com a Encarnação redentora do Filho, que Ele é revelado e reconhecido e acolhida como Pessoa. Então, esse desígnio divino, consumado em Cristo, «Primogênito» e Cabeça da nova criação, poderão tomar corpo na humanidade pelo Espírito derramado: a Igreja, a comunhão dos santos, a remissão dos pecados, a ressurreição da carne, a vida eterna.

As pessoas precisam conhecer e se abandonar em Deus para entenderem que esses trágicos acontecimentos em nossa cidade e em nosso país precisam de nossas orações e que o Espírito Santo tome conta de nossas vidas, casas, cidade e país. No momento em que pedirmos acontecerão as teofanias (manifestações de Deus) que irá iluminar os nossos caminhos como iluminou o caminho da promessa, dos patriarcas a Moisés e de Josué. Nas teofanias, o Verbo de Deus “Se deixava ver e ouvir”, ao mesmo tempo revelado e «velado», no Espírito Santo.

A violência brutal cometida contra uma criança indefesa nos mostra o quanto a mente humana está perturbada, o quanto o ser humano pode ser brutal e violento. Precisamos olhar para nós e encontrar onde estamos falhando como pessoa e como católicos. Deus não quer morte violenta, Ele não quer pai ou mãe matando filhos e vice-versa; Ele não quer abuso de menores, Ele não quer miséria, Ele não quer desemprego, Ele não quer exclusão. Nós pertencemos ao “projeto” de Deus, está escrito: Deus fez o homem à sua imagem e semelhança e da costela do homem fez a mulher, por tanto, o ser humano é a imagem de Deus e com todas essas violências e crimes, penso que o amor com que Deus criou e nos projetou está sendo esquecido pelos homens e mulheres que vivem a triste realidade da violência, das drogas e dos crimes.

Que o Espírito Santo entre em nossa cidade e no coração de todos os cidadãos lorenenses. Convido a todos os lorenenses a participarem da novena do Espírito Santo para entenderem que a Igreja- comunhão viva na fé dos Apóstolos que ela transmite-é o lugar do conhecimento do Espírito Santo, que está nas Escrituras, que Ele inspirou, na Tradição, de que os Padres da Igreja são testemunhas sempre atuais, no Magistério da Igreja, que Ele assiste, na liturgia sacramental, através das suas palavras e dos seus símbolos, em que o Espírito Santo nos põe em comunhão com Cristo, na oração, em que Ele intercede por nós, nos carismas e ministérios, pelos quais a Igreja é edificada,

nos sinais de vida apostólica e missionária,

no testemunho dos santos, nos quais Ele manifesta a sua santidade e continua a obra da salvação.

Encerro este artigo pedindo que o Senhor que é o nosso Deus venha inspirar os filhos desta cidade de Lorena para que em seus corações derrame a Tua paz para que nasça um povo renovado. Só Tu podes criar a vida interior e infundir em todos os cidadãos lorenenses para que possam agir à luz do Teu saber, à força do querer, à força do teu amor...

Pe. Rivelino Nogueira