sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A caridade é inventiva até o infinito


A Sociedade de São Vicente de Paulo existe a mais de cem anos em Lorena, e teve como principal membro e mais ilustre o Conde de Moreira Lima, que passou a ser membro da Sociedade São Vicente de Paulo, em 1.911. Hoje com novos membros, a Sociedade realiza vários trabalhos de ajuda aos mais necessitados em asilos ou fora deles. A finalidade principal é promover a santificação de seus membros por meio da prática da caridade, ou seja a vivencia real do evangelho.

Em agosto, durante a Festa da Padroeira, os vicentinos montaram uma barraca e trabalharam para arrecadar dinheiro para a sociedade. Em cada dia de trabalho um sorriso no rosto e um excelente atendimento ao público. Presente em nossa cidade há mais de cem anos, os vicentinos cumprem os desejos de seu fundador Antônio Fredéric Ozanam (1.813-1853), e vão até os pobres levando alimentos, roupas, amor, amizade, dedicação e compreensão.

“Levar um kg de alimento, não é nada diante do sofrimento de um irmão ou irmã”, afirmou uma senhora, que faz doações aos vicentinos. Estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) avalia que o mundo seria mais pobre e desigual se não houvesse o trabalho voluntário. Essas afirmações já tinham sido reveladas há muitos séculos, por muitos santos e santas do mundo inteiro. No século XX, Madre Thereza de Calcutá e a brasileira Irmã Dulce da Bahia viviam para os pobres. Conhecida mundialmente como “mãe dos pobres”, Madre Thereza dizia que “qualquer ato de amor, por menor que seja, é um trabalho pela paz.” Já Irmã Dulce, o “Anjo Bom da Bahia” dizia que “se cada um fizer sua parte, se cada pessoa se conscientizar do seu papel social, poderemos não resolver o problema da miséria no mundo, mas estaremos colaborando sensivelmente para diminuir os miseráveis e aplacar a dor de muitos sofredores”. Já São Vicente de Paulo, em quem se inspirou Frederic Ozanam, dizia que “ a caridade era inventiva até o infinito”.

Só no Brasil, a Sociedade São Vicente de Paulo nacional arrecada mais de 800 mil quilos de alimentos por meio de campanhas junto aos colaboradores, que doam também remédios, roupas, materiais escolares e utensílios diversos.

Em todo o Brasil existem mais de 250 mil vicentinos, 30 Conselhos Metropolitanos, 272 Conselhos Centrais e 1754 Conselhos Particulares. No mundo os vicentinos estão presentes em 135 países, tem aproximadamente 500 mil membros, entre homens, mulheres, jovens e crianças de todas as raças.

Por Adriana Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário