sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Porque celebrar a Santa Missa?

Celebração de casamentos, aniversários e morte faz parte da vida do ser humano que é altamente celebrativo. Celebrar significa ação de cumprir as cerimônias de culto e é sinônimo de glorificar, louvar, exaltar e festejar. Então podemos definir que:

Celebrar é um ato público, ou seja, reunião de pessoas

Celebrar supõe que haja momentos especiais. Momentos privilegiados.

Celebrar depende de ritos. O que são ritos? São gestos que se repetem. Por exemplo, nos aniversários, quais são os atos que se repetem? O convite, a chegada dos amigos, o bolo geralmente enfeitado, as velinhas, o canto de parabéns, os comes e bebes. São atos próprios da festa de aniversário. É necessário que haja hora marcada, a fim de que os participantes se orientem. A celebração também tem uma duração. Todos esses dados, a saber: ato público, momentos especiais, motivação, ritos, espaço e tempo se aplicam a todo tipo de celebração.

Ao entendermos o sentido do verbo celebrar, compreendemos por que celebramos a Santa Missa.

Como está escrito no catecismo da Igreja Católica: “Através das palavras, as ações e os símbolos, que constituem a celebração, o Espírito Santo põe os fiéis e os ministros em relação viva com Cristo, Palavra e Imagem do Pai, a fim de que possam levar à sua vida o sentido do que ouvem, contemplam e realizam na celebração”.

Segundo o papa Bento XVI, “...ao libertar o coração do homem das angústias cotidianas, a celebração litúrgica dá nova confiança; o momento da celebração comunica a alegria de esperar em um mundo melhor, de viver na Igreja, de ser amados por Deus e de poder voltar a amá-lo de novo, de ser perdoados e salvos”.

O mistério pascal de Cristo é fruto do Espírito Santo. Portanto, para compreender ação sacerdotal e a presença de Jesus Cristo na Liturgia, é preciso à força do Espírito Santo, “pedagogo da fé do Povo de Deus”, que nos prepara para receber a Cristo. Ele é a alma e o coração da ação litúrgica. O Espírito revela quem é Jesus e nos leva a Deus Pai e nos torna liturgos, pondo em nossos lábios a palavra de Abba. É na celebração litúrgica que Deus reúne seu povo e revela o mistério pascal (Vida, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo).

Através das leituras, Deus fala a seu povo e como por tradição, o ofício de proferir as leituras não é função presidencial, mas ministerial e convém que o diácono, ou na falta dele outro sacerdote, leia o Evangelho e o leitor faça as demais leituras. Através dos cânticos, a Assembléia responde a Deus. O salmo responsorial é tirado do Lecionário, pois cada um de seus textos se acha diretamente ligado à respectiva leitura; assim a acolhida dos salmos depende das leituras. O cântico de aclamação ao Evangelho é feito através do "Aleluia", que é cantado em todos os tempos, exceto na Quaresma.

A Missa é a ação mais importante que se celebra na terra e, quando dela participamos, devemos fazê-lo com o maior interesse e devoção tratando de conseguir o maior fruto possível. É na Missa que se renova o sacrifício do Calvário, por isto, deveríamos estar presentes com os mesmos sentimentos de Nossa Senhora ao pé da cruz, acompanhando a seu Filho, plenamente identificada com Ele.

A Igreja deseja que os católicos participem da Missa não porque está mandado, mas por iniciativa própria e com generosidade e aconselha quem pode a participar diariamente da Santa Missa. A razão é clara: a Missa é o centro e a raiz da vida da Igreja e de cada cristão, que, se tivessem consciência do que a Santa Missa representa em nossa vida e na vida da Igreja, faria todo o possível para assistir a Missa todos os dias.

pe.Rivelino Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário